ESQUEMA ELÉTRICO PARA BOMBA D`AGUA COM 2 BOIAS

O esquema elétrico abaixo mostra como é simples ligar uma bomba d`agua com duas boias, uma na caixa d`agua de cima e outra na caixa que fica no solo, geralmente com as bordas um pouco acima da superficie.
Notem que dos fios que vem da rede da rua, o neutro (que não conduz energia) é ligado direto num dos fios da bomba e o outro (o que conduz energia) é lidago na boia superior (que fica na caixa de cima). Notem que as boias são ligadas em serie (Um dos fios da boia superior é ligado num dos fios da boia inferior) e o outro fio da boia inferior é ligado no outro fio da bomba. A caixa inferior deve ser igual ou maior que  a caixa superior. Seguindo estes procedimentos, não haverá risco da bomba ficar ligada sem água. Pois quando isso acontece, a bomba esquenta muito e queima.







CLIQUE AQUI PARA ME GERAR TRÁFEGO

2 comentários:

  1. Prezado Elton,
    achei muito simples sua explicação. Obrigado. Agora lanço para você uma outra pergunta: vou instalar uma bomba d´água e quero instalar um disjuntor, um contator, um rele de sobrecarga, uma chave de partida manual/automática e duas chave boias(inferior e superior). Você poderia fazer um esquema elétrico para mim.
    Vou instalar em meu sítio.
    Desde já agradeço sua atenção

    ResponderExcluir