ESQUEMA ELÉTRICO PARA BOMBA D`AGUA COM 2 BOIAS

O esquema elétrico abaixo mostra como é simples ligar uma bomba d`agua com duas boias, uma na caixa d`agua de cima e outra na caixa que fica no solo, geralmente com as bordas um pouco acima da superficie.
Notem que dos fios que vem da rede da rua, o neutro (que não conduz energia) é ligado direto num dos fios da bomba e o outro (o que conduz energia) é lidago na boia superior (que fica na caixa de cima). Notem que as boias são ligadas em serie (Um dos fios da boia superior é ligado num dos fios da boia inferior) e o outro fio da boia inferior é ligado no outro fio da bomba. A caixa inferior deve ser igual ou maior que  a caixa superior. Seguindo estes procedimentos, não haverá risco da bomba ficar ligada sem água. Pois quando isso acontece, a bomba esquenta muito e queima.







CLIQUE AQUI PARA ME GERAR TRÁFEGO

17 comentários:

  1. Prezado Elton,
    achei muito simples sua explicação. Obrigado. Agora lanço para você uma outra pergunta: vou instalar uma bomba d´água e quero instalar um disjuntor, um contator, um rele de sobrecarga, uma chave de partida manual/automática e duas chave boias(inferior e superior). Você poderia fazer um esquema elétrico para mim.
    Vou instalar em meu sítio.
    Desde já agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
  2. Elton este esquema também funciona com duas boias AUTOMÁTICA ANAUGER INF/SUP POIS TENHO DUAS CAIXAS SUPERIORES PRA INTALAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este esquema só funciona para quem tem uma caixa no solo e outra acima da casa, OK?

      Excluir
  3. OTIMA INFORMAÇÃO
    FICOU FACIL PORQUE FOI BEM INFORMADO
    PARABENS PROFESSOR, MUITO OBRIGADO, BOA NOITE

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso de um esquema para instalar duas caixas em cima, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso de um esquema para instalar duas caixas em cima, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Só faltou indicar as cores onde ligar da chave-boia.
    Bom desenho.

    ResponderExcluir
  7. Só faltou indicar as cores onde ligar da chave-boia.
    Bom desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. homem quando vc comprar as bóias eletricas no esquema de instalação estara explicando quais ligar ok

      Excluir
  8. sou estudante na área de eng.elétrica,gostaria de agradecer por todas informação que você tem dado a todos os profissionais da área.

    ResponderExcluir
  9. O UNKNOWN conecte um cana ligando as duas caixas ai quando as duas encher desliga a boia, você usa somente uma boia em cima

    ResponderExcluir
  10. Bom dia pessoal, gostaria de saber um esquema para 1 bomba, 1 boia de poço ( desliga bomba nivel de agua baixo) e outra boia na caixa dagua ( desliga mesma bomba nivel alto de agua) obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá boa noite, Elthon o meu problema é...tenho uma caixa de 500 lt em baixo e duas de 1000 lt no sobrado, o meu problema é ligar 3 boias elétricas na mesma bomba de 1cv, tem como fazer isso ?! Se tiver, do que eu vou precisar para fazer essa ligação funcionar direitinho sem correr o risco de queimar a bomba?

    Tiago Alves
    Goiânia-GO

    e-mail: toldosbahia@hotmail.com
    fone: 62 9 9859-1919 whatsapp.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir